A Polivalência do Espaço Recluso

Por: Adriana Prata Cesar - Psicóloga

Publicado em: 25 de Maio de 2020

Mulher no peitoril da janela

Vamos conversar sobre ajustamento criativo?

Esse termo vem dos conceitos da Gestalt terapia e durante nossos processos de vida usamos em todos os contextos, quando estamos saudáveis psicologicamente.  Mas o que isso tem a ver comigo?

Sim, muito! Ouso dizer que hoje mais do que nunca nosso psiquismo está sendo convidado a se ajustar criativamente diante a tantas mudanças por conta da Pandemia do Covid 19.

Segundo Perls, teórico da Gestalt, esse ajustamento se dá quando experimentamos frustrações diante do impedimento de resolver uma situação e não paralisamos diante dela, mas podemos criar outro recurso que satisfaça a necessidade anterior. A essa capacidade de lidar com a não resolução do problema da maneira inicial e buscar a satisfação dela de outra forma é o que chamamos em Gestalt terapia de ajustamento criativo!

Buscamos equilíbrio entre as emoções, ela é necessária e bem vinda, para tanto a criatividade é a capacidade do ser humano em buscar respostas novas por meio das relações do individuo com o meio. Imagino quantas dificuldades você possa estar enfrentando. Não, eu não imagino se isso seria impossível, mas entendo que esse percurso pode não estar nada fácil. Vivemos tempos onde o contato é o maior risco e nunca sentimos tanto a sua falta, não é?

Para tanto, podemos contar com essa capacidade de auto regulação, mas a busca de satisfação é infindável, temos muitas demandas surgindo a todo tempo, exigindo de nós escolhas e ações. Essa atividade exige muito, para tanto se faz necessário usar de discriminação, escolher aquilo é mais importante e prioritário a cada situação. 

 

Para Perls, o funcionamento adequado dessa auto regulação pode ocorrer de maneira fluida, sem interrupção, mas isso nem sempre acontece assim, podendo surgir bloqueios no processo de contato entre individuo e meio, impossibilitando a satisfação. A terapia busca então restabelecer esse fluxo de maneira mais funcional e satisfatória.

Portanto, veja estamos todos enfrentando muitas dificuldades de várias ordens e necessidades. Algumas vivenciadas de maneira coletiva, muitas outras são individuais de difíceis resoluções. Para esse tempo penso que refletir qual é a sua necessidade maior, silenciar o meio pra que consiga ouvir seu corpo, sua mente e sentir qual é a sua prioridade, seria um bom começo para a busca do equilíbrio emocional, para tanto, conte com seu poder de ajustar-se criativamente. E tudo bem se você não conseguir por hora! Conte com a rede de apoio que estiver mais disponível e próxima de você!

 

Adriana Prata Cesar - Psicóloga

Especialista em Gestalt Terapia Individual e de Casal

Atendimento Remoto por WhatsApp

Cel.: (11) 97041-7000

End: Rua Luis Correia de Melo, 92 - Conj. 514B

Referência

Autorregulação organísmica e homeostase, Patricia Valle de Albuquerque Lima em Gestalt terapia 2: conceitos fundamentais/ organização Lilian Meyer Frazão e Karina Fukumitsu. – São Paulo: Summus,2014.

Navegue pelo menu e visite todas as páginas. Já temos artigos sobre imunidademassagens, Reiki, Alimentação saudável, saúde emocional, acupuntura, fibromialgia, aulas particulares de inglês e muito mais.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram