DICAS DE SAUDE - IMUNIDADE.png
Imunidade e Terapias Holísticas

Muitas pessoas têm me procurado para perguntar se a Acupuntura, o Reiki, os produtos da Medicina Chinesa (ou as terapias holísticas no geral) ajudam a melhorar a imunidade. A resposta é: SIM, sempre ajudam!

 

Quanto ao momento delicado que estamos enfrentando atualmente com a Pandemia pela COVID19, algumas entidades relacionadas às práticas holísticas já montaram diretrizes para tratamento e prevenção da doença, através das técnicas chinesas, por exemplo, mas quero lembrar que essa doença é causada por um vírus o que quer dizer que não há medicamentos que o combatam. Nossa única arma é a prevenção, ou seja, medidas básicas de higiene e autocuidado para evitar a contaminação pelo vírus ou sua transmissão. Com os medicamentos tratamos apenas os sintomas, assim como com as terapias holísticas.

E, para que não pareça apelativo, acho de extrema relevância fazer alguns esclarecimentos do ponto de vista Holístico.

Pois bem, o primeiro ponto a entender é que existem diferenças fundamentais entre a visão Holística (como na Medicina Tradicional Chinesa - MTC) e a visão Newton-Cartesiana (que é o que rege a nossa medicina convencional) na definição de cura/doença. Veja a seguir:

Paradigma Cartesiano
  • Fragmenta o paciente para tratar as "partes" separadamente. Por isso existe a "super especialização" nas diversas áreas médicas.

  • Promove um certo distanciamento entre o médico e o paciente, pois hierarquiza o processo, ou seja, o profissional de saúde é visto como o principal responsável pela cura.

  • O foco está na doença.

​Atualmente, nossa visão ocidental da saúde já está engatinhando no sentido de incorporar ensinamentos da visão holística nas diversas práticas existentes, principalmente na prática médica. Podemos perceber essa evolução na abordagem multiprofissional em hospitais, por exemplo, mas ainda temos um caminho longo a seguir. Nossos profissionais médicos são responsabilizados por diagnosticar, tratar e curar as diversas doenças e, quando não conseguem, são acusados de negligência, incompetência e outros diversos adjetivos, sendo que não assumimos nossa parcela de culpa/responsabilidade no processo.
Paradigma Holístico

Por outro lado, sob a visão holística:

  • O terapeuta deve pensar no indivíduo como um todo, ou seja, corpo, mente e espírito. E a espiritualidade sob o paradigma holístico, nada tem a ver com religião, ok? Esse termo está mais relacionado com o aspecto "social" do indivíduo, ou seja, na maneira como ele se relaciona com o outro, com a natureza e com o Universo em geral.

  • Aproxima o terapeuta do paciente, por ter que considerar o aspecto sócio-emocional, ou seja, é necessário fazer perguntas sobre todas as áreas da vida do paciente (familiar, profissional, relacionamentos, condições de moradia, etc.) pois entende-se que, sendo a mesma pessoa, não é possível separar essas áreas da condição de saúde do mesmo.

  • O paciente é responsabilizado, junto com o terapeuta, pelo sucesso (ou não) do tratamento. O terapeuta é responsável por identificar o desequilíbrio, tratar de acordo com a terapia escolhida e orientar o paciente sobre as mudanças necessárias em sua vida para que a cura ocorra de maneira efetiva, ou seja, mudanças de comportamento, de atitude, de hábitos (alimentares, físicos, etc) e o paciente é responsável por providenciar as mudanças necessárias, caso queira uma real efetividade no tratamento.

  • O foco está na pessoa, ou seja, no bem-estar geral do paciente  e não na doença.

Esclarecidas as diferenças, é preciso entender que as terapias holísticas, como as que fazem parte da MTC, podem sim promover efeitos milagrosos na saúde do paciente, mas tudo vai depender do grau de comprometimento do mesmo para com o tratamento.

Sob o ponto de vista Holístico, doença é um desequilíbrio energético que pode acometer qualquer uma das esferas de nosso ser: física, emocional/mental ou espiritual/social e, dependendo da esfera acometida podemos dizer qual o grau de "profundidade" do desequilíbrio.

O momento que estamos enfrentamos é de Pandemia, que significa que a propagação da doença fugiu um pouco ao nosso controle, mas nos desesperarmos não vai resolver EM NADA a situação. Pelo contrário, lembra que o aspecto emocional também é considerado quando tratamos uma doença (que chamamos de desequilíbrio no paradigma Holístico)?

 

Então, desequilibrar-se emocionalmente cultivando pensamentos negativos, de discriminação, de acusação, de culpa, etc,  só vai piorar ainda mais a sua defesa contra energias nocivas. É preciso entender que inúmeras situações fazem sua imunidade cair, pois te desequilibram (desequilíbrio = doença).

Veja alguns exemplos de situações que podem contribuir para a queda da sua imunidade:

 

Excesso de trabalho - precisamos reconhecer nossos limites, fazer planejamentos e colocá-los em prática. Quando não planejamos começamos a andar em círculos na vida, pois não temos uma direção, um foco definido de para onde estamos indo e, isso gera estresse, ansiedade e uma série de outros problemas que consequentemente contribuirão para a queda na imunidade.

 

Alimentação incorreta - esse é um ponto bem interessante, pois a nutrição do ponto de vista Holístico, não ocorre somente com a ingestão de alimentos. Tudo o que "entra" em seu organismo contribui (positiva ou negativamente) para sua nutrição. Então nos nutrimos constantemente de imagens que assistimos (filmes, vídeos, fotos, cenas, documentários, notícias, etc), de sons que ouvimos (conversas, músicas, fofocas, conselhos, etc), de relacionamentos (familiares, amizades, profissionais, conjugais, etc), portanto seja seletivo.

Hidratação insuficiente - água é o combustível da vida! Se não tem água não terá energia. Simples assim. Portanto, beba água!

Sedentarismo - se não nos movimentamos fisicamente, nossa energia também não vai circular corretamente. Uma simples caminhada diária ao ar livre já ajuda, pois entre outras coisas, melhora principalmente o humor e o aspecto emocional. Comece com 10 minutinhos por dia.

Horas insuficientes de sono - o momento em que dormimos é necessário para reabastecer o organismo, fazer as "limpezas" necessárias eliminando tudo de nocivo que absorvemos durante o dia e também direcionar e aproveitar da melhor forma possível as coisas boas.

Pensamentos nocivos - os pensamentos também são causas de desequilíbrios. Eles controlam nosso humor e a nossa maneira de enxergar o mundo. Pratique a gratidão. A mente, assim como o corpo físico, também tem que ser exercitada. Faça o exercício de procurar uma razão para agradecer em qualquer situação. Sempre há! Basta gastar um pouquinho de energia e atenção focando nisso que você certamente encontrará uma razão para agradecer, independente de quão ruim seja a situação que esteja vivendo.

Hábitos nocivos - entende-se por hábito nocivo, quaisquer ações que sejam praticadas com uma certa frequência e que te afastem de seus objetivos ou que prejudique sua saúde. Mas você só vai saber identificar com certeza se um hábito é ou não nocivo para a sua vida, se você tiver seu propósito de vida e a definição de saúde muito bem calores em sua mente. Qual é seu real propósito de vida? Pelo que você deseja ser lembrado? Qual o motivo pelo qual você levanta para trabalhar todos os dias? Um hábito nocivo pode ser, por exemplo, não dizer "não" quando é preciso, não terminar um relacionamento que está te fazendo mal, permanecer em um trabalho que não gosta, reclamar de algumas coisas e não fazer nada para mudar, etc.

Sendo assim, se você já não vem evitando esse tipo de situações até agora, não adianta querer algo milagroso para não cair a imunidade. O que você tem que fazer é mudar seu estilo de vida o quanto antes.

 

Quando digo que as Terapias Holísticas (como a Acupuntura) sempre ajudam no equilíbrio e, consequentemente, na melhora da imunidade, eu estou considerando que o paciente vá fazer a parte dele no tratamento, que ele vá, a partir do início do tratamento, assumir a sua parcela de responsabilidade e providenciar as mudanças necessárias para que tenhamos sucesso com o mesmo. Portanto, comece agora mesmo a criar o seu futuro, fazendo algumas mudanças básicas como:

  • Introduza alguma prática meditativa em sua vida - como a Yoga, o Reiki e tantos outros. A meditação funciona como uma "musculação" para a mente, treinando-a para se manter no "aqui e agora", reduzindo o estresse, a ansiedade, a preocupação e até mesmo os sintomas da depressão.

  • Pratique uma atividade física - caminhada, dança, pilates, ciclismo, não importa qual seja, faça o que te deixa feliz e não faça por obrigação.

  • Cuide da sua alimentação - procure um profissional da área para te orientar. O Nutricionista é o mais indicado para te prescrever dietas para necessidades específicas, mas o Farmacêutico (que é um profissional de mais fácil acesso da população, pois toda drogaria tem um) também pode te dar orientações bem valiosas sobre mudanças simples na rotina alimentar que já podem fazer grande diferença na sua qualidade de vida. Muitas vezes o problema não está no que você come, mas na combinação que você faz dos alimentos.

  • Cultive bons pensamentos - procure sempre achar algo positivo em todas as situações.

  • Cultive bons relacionamentos - se não te faz bem ter contato com certas pessoas, afaste-se. Se não for possível afastar-se fisicamente, afaste-se emocionalmente. Tire o poder que elas têm de te atingir.

  • Beba muita água!

  • Descanse e faça o que gosta - coloque atividades de lazer que sejam prazerosas à você, em seu planejamento de vida.

  • Seja seletivo com o que ouve, lê e assiste.

 

Esteja ciente de que NENHUMA terapia vai te curar sozinha! Até mesmo o medicamento só promoverá efeitos benéficos em seu organismo se você fizer a sua parte (que é fazer o uso correto do mesmo). E isso vale tanto para a visão Holística quanto para a Newton-Cartesiana.

 

O momento não é de procurar culpados ou de discriminar esse ou aquele cidadão por ser obrigado a pegar metrô lotado (porque senão não terá dinheiro para pagar as contas e se alimentar no fim do mês). O momento é de união e empatia, precisamos ser compreensivos e nos ajudar com o que podemos, mesmo que seja apenas uma palavra de conforto.

 
"Nada muda se você não mudar. Pense nisso!"
Navegue pelo menu e visite todas as páginas. Já temos artigos sobre imunidademassagens, Reiki, Alimentação saudável, saúde emocional, acupuntura, fibromialgia, aulas particulares de inglês e muito mais.

Caso queira fazer algum comentário, enviar dúvidas ou sugestões sobre saúde e terapias holísticas, clique no botão abaixo e contribua para o enriquecimento do conteúdo do site.

Gratidão!
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram