Asma e MTC

 

Pensando em asma pensamos em meridiano do pulmão que é de natureza yin e apresenta-se acoplado ao meridiano do intestino grosso que é yang.

O pulmão o governo a respiração inalando a energia puro e exalando a energia impuro. Essa função ocorre devido a sua influência sobre a pele e o sistema yin mais externo.

O pulmão governo energia e auxilia bastante o coração na circulação do sangue.

O pulmão também se comunica com os rins segurando o QI (energia), caso essa função estiver obstruída o FEI QI (energia do pulmão) se acumulará no tórax causando tosse, dispneia, asma e plenitude torácica.

Recebe a energia do meridiano do fígado e a transmiti ao meridiano do intestino grosso.

O nosso corpo físico tudo tem que estar em harmonia, os órgãos e os fluídos corpóreos que circulam através dos meridianos. Essa harmonia se dá através da respiração.

A respiração purificadora, é um exercício além de reeducar a respiração é profundamente reparador do nosso sistema nervoso, limpa e ventila os pulmões, tonificando a pele, os olhos, os cabelos  e o corpo como um todo.

A respiração completa que é utilizada para evitar atrofia dos pulmões e inúmeras doenças como: a tuberculose, a asma, as dores intercostais, desequilíbrios nervosos, etc.

A respiração ritmada 3 responsável por vitalizar o sangue, os nervos sendo uma fonte inesgotável de energia e bem-estar dando otimismo, autoconfiança e serenidade evitando o cansaço e angústia.

A respiração psíquica alivia a dor e restaurar as energias por meio da força vital fluídica que se encontra no ar que respiramos.

Em relação aos cinco elementos pertence ao elemento metal de yin, sendo sua mãe do elemento terra o meridiano do baço pâncreas e o seu filho de água ou meridiano dos rins.

os principais sintomas são: -respiratórios como mal-estar torácico, tosse com ou sem expectoração, calafrios, febre e coriza

-sintomas cutâneos como sudorese noturna, urticária, dor cutânea.

- mental como medo, depressão

-membros superiores: dor ou parestesia ao longo da área do meridiano

 

Temos também sintomas de tonificação energética como respiração ruidosa voz alta distensão torácica, dor nos ombros e braços, tosse com chiado, dor torácica, expectoração purulenta.

sintomas de pulmão em depressão energética: taquipneia com tosse, escarro fluido, voz fraca ou baixa, chiado seco e depressão.

 

É verdade que a terapia pela acupuntura se baseia fundamentalmente na síndrome dos meridianos com destaque especial para a síndrome de excesso de energia ou deficiência energética.

E a síndrome dos seis fatores, onde falaremos especialmente da síndrome do vento.

O fator vento pertence ao yang e se associa frequentemente aos fatores frio, umidade e calor de fogo, causando doenças no ser humano.

-friagem ela apresenta receio ao vento causa: febre, sudorese, cefaleia, coriza, espirro, obstrução nasal, tosse e rouquidão; é o vento invadindo o meridiano do pulmão.

-vento frio também temos temor ao vento com: tremores, febre, cefaleia. Trata-se de um quadro um pouco mais grave que o anterior.

 

 

 

Acupuntura clássico chinesa, Tom Sintam Wen, editora cultrix.

 

Livro dourado da acupuntura em dermatologia e estética, Maria Assunta Y. Nakano, Ysao Yamamura, center AO2010

( Não lembro as regras de bibliografia)

Asma

Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.

Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente). Para os fatores genéticos - característicos da própria pessoa -, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma.

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram