A Páscoa e seus símbolos

A Páscoa é uma das celebrações religiosas mais marcantes e respeitadas no mundo. Ela tem origem na tradição judaico-cristã e em elementos ligados às celebrações do equinócio da primavera, além daqueles que foram sendo incorporados dos povos cristianizados ao longo do tempo.

Além disso, a Páscoa é uma das mais antigas celebrações, com data instituída pela Igreja Católica em 325 depois de Cristo, no concílio de Niceia. Antes disso, porém, as comemorações desse importante período já ocorriam há centenas de anos entre os judeus. Entretanto, ela não é celebrada por muitas religiões, em função do conjunto de dogmas próprios de cada uma.

Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa "a passagem". Essa "passagem" era descrita no Antigo Testamento  como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo.

Já no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressureição de Jesus Cristo.

De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa, sendo uma festa móvel, um tipo de feriado que não ocorre sempre na mesma data no calendário civil, mas tem um período certo para acontecer: entre os dias 22 de março a 25 de abril.

Coelho da Páscoa

Coelhinho bonitinho

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.

coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e o começo da primavera, com um simbolismo do "renascimento da vida". Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.

No Brasil, os coelhos só passaram a representar um símbolo da Páscoa no final do século XVII, trazidos pelos imigrantes alemães.

De acordo com a mitologia germânica, o coelho era um dos símbolos da deusa da fertilidade Ostara. A partir desta mesma lenda mítica, surgiu entre os alemães a tradição de entregar ovos (de galinha) pintados de várias cores para as crianças.

O culto de Ostara costumava ser feito durante a primavera, acredita-se que por este motivo os cristãos, para evitar as celebrações pagãs, associaram o coelho e a tradição da "coleta dos ovos" à Páscoa Cristã. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir desse costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.

Ovos da Páscoa

Páscoa
Chocolates de Páscoa

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. Conforme dito, presentear pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do leste Europeu e do Oriente.

Durante as festividades realizadas com a chegada da primavera, depois do inverno, os ovos (de galinha) eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita.

esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas eram representadas com a troca dos ovos coloridos.

A arte de pintar ovos e dá-los como presente também passou a ser um ato comum nas festividades cristãs, onde se desenhavam imagens de Jesus e de Maria, principalmente.

Com o passar do tempo, o ovo de chocolate entrou para as tradições do período das festas da Semana Santa. 

A tradição do ovo de chocolate surgiu no século XVIII, sendo uma invenção de confeiteiros europeus. Ainda hoje há o costume de colorir ovos da Páscoa e oferecê-los a pessoas importantes. Alguns historiadores afirmam que o hábito de oferecer ovos de galinha pintados surgiu no Antigo Egito, na Pérsia e entre algumas tribos germânicas.

Bom, independente de símbolos ou religiões, que esta data represente para todos nós, um marco inicial de uma nova vida, com novas escolhas e novos pensamentos. Que este momento represente um verdadeiro renascimento para uma vida onde sejamos capazes de desapegar de tudo o que não nos serve mais e que nos faz mal de alguma maneira, abandonando finalmente, hábitos nocivos à nossa saúde e bem-estar, bem como à dos que nos cercam.

Que a partir de hoje, sejamos capazes de praticar a empatia com todos os seres (e isso inclui nós mesmos), tendo a consciência de que TODOS têm a sua importância no Universo. Sim, até mesmo aqueles que consideramos abusivos e invasivos, pois são eles que vão nos ensinar (se estivermos dispostos a aprender) a impor nossos valores e limites, assumindo uma responsabilidade afetiva com cada um dos que cruzam nossos caminhos.

Que essa nova vida seja guiada pela nossa paz interior e que comecemos a assumir o controle de nossas mentes e a responsabilidade por TODOS os nossos atos, pensando muito antes de assumir um compromisso e, uma vez assumido, que tenhamos a nobreza de cumpri-los honradamente.

Que sejamos capazes de acreditar em nosso próprio potencial, desapegando da necessidade de aprovação alheia e de trilhar nosso próprio caminho sem prejudicar nenhum outro ser do Universo e, mais importante: Vivendo um dia de cada vez com comprometimento e responsabilidade, fazendo o que deve ser feito, com ética e carinho...

 

Só por hoje, gratidão!

Kátia Ramalho.

Texto adaptado de Significados e Eu sem fronteiras em 17/04/2022.

Já conhece o Novo Espaço Delicada - Saúde e Beleza?

É um Espaço voltado para a Saúde, o Bem-Estar e a Beleza Interior e Exterior. Ele tem uma tradição de mais de 11 anos, localizado na região de São Miguel Paulista - Zona Leste de São Paulo e, conta com uma equipe que está toda engajada para oferecer atendimento personalizado e apenas com hora marcada, proporcionando toda a segurança, conforto e respeito que os clientes precisam.

Atendimentos oferecidos no local:

  • Manicure e Pedicure

  • Cuidados com os cabelos

  • Estética Facial e Corporal

    • Design de Sobrancelhas

    • Micropigmentação - olhos, lábios e sobrancelhas

    • Limpeza de Pele

    • Depilação

  • Massagens - Estéticas, Relaxantes e Terapêuticas

  • Terapias Holísticas

    • Acupuntura

    • Reiki

    • Consultoria Holística em Saúde e Bem-Estar

Em Breve:

  • Terapias Corporais

  • Meditação para Iniciantes

  • Curso de Reiki Usui

Visite: trinks.com/delicada para agendamentos online ou chame no WhatsApp: 11 94913-4522

Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado, das 9h às 20h (atendimentos apenas com horário agendado).

Endereço: Rua Professor Antônio Gama de Cerqueira, 393 - Vila Americana - São Miguel Paulista - São Paulo - SP.

dourado_at1.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram